RETRATOS CANINOS - LUIZ VILARINHO


Obras
























O artista: Luiz Vilarinho



 Luiz Vilarinho é ilustrador e designer gráfico graduado pelo Centro Universitário de Belas Artes e pós-graduado em História da Arte pela Universidade São Judas (ambos em São Paulo), com atuação no mercado publicitário desde 2004. Estuda desenho desde 1998 e passou por diversos ateliês em São José dos Campos e na capital paulista, entre eles o do Ateliê de Maurício Takiguthi. Já atuou como professor universitário ministrando curso de História da Arte e Direção de Arte. Atualmente é professor de desenho em São José dos Campos e São Paulo.

Entrevista com Luiz Vilarinho

Depois de ver os retratos de cães, fica a curiosidade. Qual desses cães seria o do artista?
Eu tenho um collie.


É mais fácil captar a expressão num cão do que num desenho de figura humana? É possível captar a personalidade do animal na obra?
Todo desenho tem seu nível de complexidade mas, na minha opinião, o retrato é o gênero de desenho mais difícil.


Desenhar com carvão se baseia no próprio esboço, você faz vários esboços até definir o desenho escolhido?
Quando encontro dificuldade em algum desenho costumo fazer um esboço menor à lápis para estudar a imagem. O desenho com grafite em formato reduzido me permite experimentar mais possibilidades em menos tempo, portanto quando vou para o carvão já tenho um direcionamento de como resolver os problemas que aparecem pelo caminho.


O que o motivou a desenhar cães?
Sempre tive cachorro em casa e sempre gostei de cães. Acho que são animais belíssimos que despertam na gente um sentimento de amor pela natureza. Passei a desenhar esses animais com mais frequência quando resolvi presentear um amigo que tinha um Pug e percebi que esse sentimento que eu tinha também era compartilhado por outros.


Você faz desenhos de animais de estimação sob encomenda e na maioria são cães. Quais outros tipos de animais vocês já desenhou a pedidos?   
Sob encomenda só tive pedido para desenhar cães e gatos. Eu desenho outros animais também como cavalos, peixes, aves etc.


Como mestre nas artes, com qual técnica você mais se identifica e por que?
A base da arte figurativa é o desenho. Precisamos estudar muito desenho para não se preocupar com isso na hora de pintar, pois a pintura já oferece desafios demais.   Para estudo do desenho acho o carvão um material excelente pois ele já se parece com a pintura quando se desenha através do contraste de manchas e não com a linha de contorno.  Das técnicas de pintura me identifico mais com pintura a óleo. Acho a plasticidade dessa tinta imbatível.


Quem ou o que o motivou a desenhar? Conte um pouco sua história.
Quase toda criança gosta de desenhar e comigo não foi diferente. Em casa não tinha ninguém ligado às artes, mas quando eu tinha por volta de uns 11 anos um amigo da minha irmã me ensinou a copiar uma imagem de história em quadrinhos. Comecei a copiar os personagens que gostava e percebi que fazer isso me dava alegria. Fiz meu primeiro curso de desenho quando eu tinha uns 16 anos. Meu professor me mostrou alguns quadros do Rembrandt em um livro e pela primeira vez percebi que a pintura não era apenas uma imagem. Percebi que algumas pinturas possuíam uma “força” maior  que é difícil de dar nome.


Ao observar os outros desenhando, tem-se a impressão de que o ato de desenhar enleva. Explique em suas palavras esse estado.
Nem sempre a beleza das coisas está no plano da consciência. Quando praticamos alguma arte acabamos esbarrando em sentidos de beleza que estão em pensamentos mais intuitivos e profundos. Então, para mim, desenhar com seriedade é aprender a ver as coisas como se as víssemos pela primeira vez, tentando esquecer o que sabemos racionalmente sobre o que vemos. É preciso aprender a ver as relações de espaço, luz e movimento para enxergar a beleza das coisas que não podemos ver à primeira vista.


A pose do animal de estimação é importante para principiar a obra?
Como faço o desenho a partir da foto não gosto muito que a foto seja tirada muito perto do animal. Essa impressão de que estamos colados no animal de certa forma passa pro desenho. Eu prefiro que a imagem seja tirada de uma distância razoável, mas a pose do animal não influencia não.


O Luiz Vilarinho está fazendo alguma outra exposição no momento, quais são os próximos projetos do artista?
Em são Paulo possuo um ateliê e galeria de arte junto com mais 2 amigos. Lá temos um acervo permanente das nossas obras. No final do ano sempre fazemos uma exposição na galeria junto com os alunos, para mostrar a produção do ano, e estou preparando uma exposição coletiva sobre árvores e a cidade para o primeiro semestre do ano que vem, mas o espaço de exposição ainda não está definido.

Quem quiser conhecer o ateliê e nossos cursos, estamos abertos de terça a sábado na Av. Angélica, 2341. Mais informações: www.ateliecontraponto.com.br
Contato com o artista: luizviarinho@gmail.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário