NATUREZA E SUAS BELEZAS - OTÁVIO DA COSTA BARROS JÚNIOR


A natureza sempre nos fascina e nos encanta, trazendo à nossas mentes cansadas e sobrecarregadas um pouco de paz e harmonia, por meio dos quadros o artista revela em paisagens de mar, flores e casas simples o prazer da contemplação.

OBRAS
























O ARTISTA

OTÁVIO DA COSTA BARROS JÚNIOR


Nasci em São Paulo, capital. Desde criança, sempre tive dons com desenhos de lápis de cor, comecei a pintar paisagens em paredes de tanques de batismo nas igrejas. Depois comecei a pintar a óleo em 1996.
Em 1997 fui a Brasília e fiz um curso particular com o artista Vilela, que foi meu professor de artes na época, seu estilo era surrealista, e ensinou-me muito do que eu precisava para expandir meus conhecimentos, principalmente no que se refere as cores complementares. Fiz várias exposições, em 2000 comecei a vender meus quadros em galerias e lojas, entre elas a galeria Ponto das Artes, no Lar Center e galeria Aide Freitas, em Jundiaí, também na galeria Arte Bela, no Shopping Eldorado. Hoje, estou morando em Itapetininga, interior de São Paulo, onde comercializo meus trabalhos em lojas da cidade.

CONTATO: otavio.jr1-@hotmail.com



ENTREVISTA COM OTÁVIO DA COSTA BARROS JÚNIOR


Como foram os primeiros passos do artista Otávio nas artes plásticas?

Comecei ainda criança, nos meus 8 anos de idade, era muito elogiado na escola, nos trabalhos que fazíamos. Principalmente em desenhos de animais. Na adolescência, experimentei a técnica do pastel, criando paisagens que fizeram com que me encantasse pelos temas da natureza.

A maior parte de suas obras possuem traços bem peculiares, detalhes recorrentes como as singelas casinhas com árvores coloridas. Ao que remetem o artista esses detalhes nas paisagens de suas obras?

Quero colocar riqueza de detalhes em minhas paisagens, quero impressionar o expectador mais exigente. Por isso que trabalho usando a ponta de uma faca minúscula, além de pincéis mais delicados, para dar um acabamento melhor nas minhas miniaturas.

Que mensagem o artista procura passar para o espectador quando pinta uma obra com o tema sobre a natureza?

Minha mensagem é simples, quero mostrar paz e harmonia.

Qual a maior dificuldade do artista plástico no Brasil?

É a falta de cultura no próprio povo brasileiro, a maioria despreza a arte e com isso eles só tem a perder.

A sombra e a luz são bem definidos, as cores são alegres, as pinceladas mínimas, que lembram o pontilhismo, a composição lembra a arte naife, embora o todo puxe mais para o lado acadêmico. Como o próprio artista define o seu gênero?

        Meu gênero é técnica mista.

Quando você percebeu que possuía um estilo próprio de pintura?

Em 2000, quando percebi que isso me diferenciava e comecei a negociar com as lojas e as galerias de arte.

Na hora de criar suas obras, você já tem uma inspiração em mente ou começa a surgir sua criação a partir da tela em branco mesmo?

Quando vou pintar um quadro, seja ele pequeno (as miniaturas) ou não tão pequeno, eu crio o que me vem na imaginação, algumas vezes também vem de alguma foto que vi ou lugares, mas tudo no meu próprio estilo.

Sobre futuras exposições ou projetos de arte, o que o artista Otávio pode nos contar?

Meu projeto é poder negociar meus quadros de miniaturas e os outros com países da Europa. Isso seria um sonho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário