EXPOSIÇÃO "ARTE & CECCONI " - DE 07 DE MAIO A 07 DE JUNHO 2016



OBRAS

































O ARTISTA

CECCONI


Antes de dedicar-se a pintura, Cecconi já era conhecido pelos seus trabalhos de ilustrações, onde trabalhava na área de criação de artes nas agências de publicidade e algumas editoras.
No início da década de 60, já recebera inúmeros prêmios por seus trabalhos nos salões de arte, até que em 1988 deixou o ramo de criação artística para se dedicar a sua maior paixão: a arte pura, em especial ao gênero expressionista.
De todos os prêmios que já ganhou, nenhum o influenciou tanto quanto uma viagem que fez a Europa, em 1992, pela Universidade Estácio de Sá. A cultura e as paisagens parisienses, os gondoleiros nos canais de Veneza, as ruínas de Roma, as catedrais e seus interiores o inspiraram profundamente, isso contribuiu para que fosse requisitado por colecionadores europeus, norte-americanos, japoneses, argentinos e do Brasil todo, participando ativamente de exposições coletivas e individuais.
O resultado de tanto amor e trabalho fez com que Cecconi se destacasse no mundo artístico e recebesse o título em 2004 de Imortal da Acadêmia de Belas Artes, cadeira de grau número 15, que tem o excepcional pintor Pedro Américo como patrono.
Cecconi define os mais de 50 anos de carreira artística com uma frase: "Buscando na pintura uma realidade para transformá-la numa sinfonia."

Blog do artista - cecconiarte.blogspot.com.br
Contatocecconiarte@uol.com.br


ENTREVISTA COM CECCONI

  • Com sensibilidade artística a flor da pele, o artista talvez possa nos dizer: qual o segredo para admirar uma obra de arte?


Vou falar de mim, cada artista tem seus anseios!  Na realidade não é propriamente um segredo, já falei para os meus alunos quando era professor de arte, cada artista transmite em sua tela   seus sentimentos os mais profundos. Costumo dizer que um bom trabalho de Arte vem da cabeça, passa pelos braços e vai até as mãos onde o fiel pincel traduz o que o artista está sentido no profundo de sua alma!


  • E como um artista admira a obra de outro artista?


Existem artistas que não são verdadeiros artistas, são maneiristas. Eu percebo nitidamente. Quando é realmente um Artista há em nosso ser algo que fala alto por mais simples que seja o tema.


  • Cecconi domina a arte impressionista e abstrata com maestria, poderia nos explicar a diferença de sentimentos quando o artista cria uma obra abstrata e quando ele cria uma obra impressionista?


Eu sou considerado Impressionista Figurativo e faço o Abstrato também! Eu gosto muito do que faço como o primeiro item, o segundo que é o Abstrato, é um momento totalmente singular e harmonioso, gosto das cores e o profundo das misturas das cores que transmitem para o meu olhar que é capaz de discernir a beleza do invisível. O ato de observar é a única chave que abre a porta dos mistérios!


  • Você negocia suas obras com colecionadores do mundo todo. Qual a diferença entre negociar com os colecionadores estrangeiros e os do Brasil?


Realmente o estrangeiro exige algumas coisas, em primeiro lugar uma Credencial Acadêmica, onde a Academia Brasileira de Belas Artes prova através deste documento que fui elevado à Imortalidade ocupando a Cadeira de Grau Nº15, patronímica de Pedro Américo (Pintor). Já no Brasil, são poucos que valorizam e sabem destes detalhes, o que significa ser um Imortal da Academia.
Há muitos Brasileiros que gostam de Arte, e adquirem arte. Agora é muito difícil a questão cultural, é uma diferença grande!!!!


  • Cecconi pinta cenas parisienses, vienenses, abstratos, temas bíblicos, paisagens campestres... Qual tema o artista se identifica mais?


É o tema Bíblico, depois paisagens, temas parisienses, marinhas, vienenses, figura humana, retratos e etc


  • O que significa para o artista ser um membro da Academia Brasileira de Belas Artes?


Tudo, em minha vida como artista, as portas estão escancaradas...!


  • Que elemento é imprescindível nas obras de Cecconi?


Por aquilo que significam para minha alma, e não pelo que valem...!


  • Que experiência e ensinamento deixaram a carreira publicitária na vida do artista?


Foi o meu começo, minha vontade de vencer, chegou o momento de produzir aquilo que me fala ao coração que é a ARTE PURA.


  • Mesmo se dedicando inteiramente a arte, é possível para o artista ainda criar o que ele deseja ou  ele se vê obrigado a fazer algumas telas por encomenda?


Vivemos no Brasil, as vezes sou obrigado a fazer quadros por encomenda, mas a força maior tem sido a minha criação daquilo que pinto!


  • Um artista de talento inquestionável, premiadíssimo nos principais concursos e salões de arte, reconhecido pelos críticos. Como é viver essa realidade num país onde a cultura sempre andou tão abandonada?


Há uma esperança muito forte no meu coração que as coisas vão mudar, mas a cada dia que passa infelizmente vejo este sonho perecer! Este Governo em que estamos amarrados, só Deus mesmo para dar um basta nestes governantes, e esta corja ficarem eternamente trancafiados para sempre para exemplo aos outros políticos! Aí as coisas vão mudar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário