365 DESENHOS EM 365 DIAS - MURILO ALVES PERIN




























Natural de Rio Claro, atua como professor de desenho desde 2008. Graduou-se em 2014 em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas/RS, onde ministrou mais de dez cursos e oficinas. Reside em Itirapina, onde trabalha como professor particular de desenho, free-lance e organiza eventos culturais. Também é professor de astronomia no CEU, Centro de Estudos do Universo, em Brotas/SP.



ENTREVISTA COM MURILO ALVES PERIN – 365 DESENHOS EM 365 DIAS

·         Fazer 365 desenhos em 365 dias é mais um desafio mesmo ou um exercício de criatividade? Como foi que surgiu a ideia do desafio?
Ambas as coisas. Inicialmente, meu objetivo era propor algum desafio que exigisse muita dedicação e esforço quanto ao desenho. Porém, desde o inicio também encarei isto como um excelente exercício de criatividade. Nas duas perspectivas esta proposta não tem me desapontado, hehe.

·         Você já passou da metade do desafio, que começou em 15 de abril de 2016, desde então tem cumprido a risca de não falhar nenhum dia?
Na verdade, até o momento houve quarto situações em que atrasei em um dia a postagem, haha. Em uma das situações, estava de cama em razão de uma infecção muito forte, em outra, esqueci de salvar o desenho em meu pen drive e em outras duas ocupei-me ao longo do dia e acabei por postar os desenhos atrasados. Tento evitar ao máximo que isso ocorra, mas vez ou outra acontece.

·         De todos os personagens que você já criou, teve algum que você se encantou mais e disse: esse é o personagem que daria para desenvolver mais!
Com certeza! Houve algumas situações onde fiquei muito feliz com o personagem desenhado, porém, poucos foram os que cogitei dar sequência ao longo de projetos mais longos. Há dois casos específicos apenas onde isso ocorreu: um dos personagens, um pequeno robozinho, tornou-se protagonista de uma série de tirinhas que estou desenvolvendo. No outro caso, eu e um amigo da graduação cogitamos utilizar um personagem para ilustrar as narrativas cotidianas de um livro que ele está escrevendo.

·         Com o decorrer dos dias, o desafio vai ficando mais difícil ou a sua vontade (como a de todos que acompanham) é de que ele se estenda por mais um ano?
 Na verdade, está ocorrendo exatamente o contrário. A labuta em postar um personagem por dia era muito maior no inicio. Agora, isto tornou-se parte da minha rotina e um hábito muito prazeroso mesmo quando não estou tão disposto a desenhar.
Não pretendo continuar com o projeto por mais um ano, pois a ideia é traçar novos projetos todo ano. Tenho muitas coisas em mente para 2017.

·         Há um ritual ou uma hora do dia onde você se prepara para fazer os desenhos?
Não há momento certo em que faço tais desenhos. Ao longo dos últimos 6 meses tive períodos onde desenhava de madrugada antes de dormir, de manhã logo ao acordar ou durante as aulas de desenho que ministro em minha cidade. A única rotina que preciso manter sempre é preparar um determinado número de desenhos previamente para posta-los enquanto estou fora de casa por causa do trabalho.

·         Como  ilustrador, tem facilidade em fazer personagens e cenários, mas já lhe ocorreu em criar uma história para os seus personagens?
 Trabalhar com quadrinhos é meu sonho! Cheguei a fazer uma HQ de aproximadamente 50 páginas há alguns anos, um projeto bem simples que foi também meu trabalho de conclusão de curso. Existe outro projeto que tenho desenvolvido lentamente, mas devido a exigência técnica que tenho para o mesmo, não estipulei uma data para conclui-lo.

·         Teus desenhos são tão autênticos que fica difícil perceber alguma influência. Quem são seus mestres inspiradores?
Muitos artistas me inspiraram ao longo do tempo, mas é bem fácil separar aqueles que mais me inspiram. A grande maioria são gênios das HQs, como Will Eisner, Craig Thompson, Neil Gaiman, o argentino Liniers e incomparável Ziraldo.

·         Como professor de astronomia, vemos que o tema é recorrente em boa parte dos personagens. Na arte sempre revelamos as coisas das quais nos identificamos?
Acredito que todo artista é uma pessoa que tem uma percepção sensível do mundo. Desde uma simples esquina a mais formidável situação encontrada sob um céu estrelado. Quando você tem alguma sacada, algum ideia, quer transpor isso para sua arte e apresentar o que pensa e/ou sente para todos os outros. Sinceramente, creio que isto ocorre mesmo quando não é intencional da parte do artista.

·         Qual tipo de personagem você não criaria nem desenvolveria?
Creio que jamais deixaria de criar nenhum personagem que tivesse vontade. Gosto de narrar histórias, desenhar personagens com contexto, emoções a manias, então, se imponho alguma limitação ao meu trabalho, sinto que estou perdendo a oportunidade de “conhecer” algum novo personagem que pode ser estranho, intenso, apaixonante ou simplesmente insano.

·         Já tem uma ideia de qual será o último personagem do desafio? Qual será seu próximo projeto para acompanharmos?
 Sendo o mais honesto possível, ainda não havia pensado a respeito do último personagem, haha. Provavelmente será algo relacionado ao projeto em si, ao conceito dos 365 personagens em 365 dias.
Sobre futuros projetos, um que posso confirmar é uma série de tirinhas com cunho cientifico e filosófico. Ainda não sei quando começarei a postar tais tirinhas, mas uma vez que de inicio, pretendo dar sequência com uma postagem por semana. Por enquanto, estas tirinhas serão publicadas na revista digital da Associação Brasileira de Planetários, facilmente encontrada no senhor google após uma breve pesquisa.
Existe mais um projeto que desejo muito realizar no ano que vem, porém sempre acreditei que da azar falar de algo que ainda não começamos, então, este só aguardando o próximo ano e acompanhando a página, hehe.

Página no Facebook: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário