EXPOSIÇÃO "XX" - TAHIS DZ




















TAHIS DZ 



   Tahis (1979, São Paulo) é artista visual e desenvolve trabalhos em medias como pintura, colagem, fotografia e performance .Iniciou sua carreira em 1997, com fotografia e posteriormente com a pintura . A artista é graduada na área da saúde e iniciou a graduação em Artes Visuais em 2006. Tahis atualiza-se na área artística, fazendo cursos, participando de eventos de arte, oficinas, palestras.

   Em 2014 Tahis participou de exposições na França "Enchanté, Paris! - Rencontre d'Arte Visuais Bresil /França . No mesmo ano, ela foi selecionada no concurso "Menos 30” promovido pela Globo/ItsNoon, com exposição na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Em 2013, a artista participou de "FUTURO - Salão Nacional de Artes Visuais - Arte Contemporânea e Novas Tecnologias" . Em 2012 foi selecionada no concurso 'CrowdArt/ ItsNoon'  com exposição na Galeria Urban Arts. Em 2010 participou em 'NOV.Selecionados.2010 - Casa de Cultura UEL'. No mesmo ano, participou com uma performance  'MANINFESTARTE - "Despétalas - Repétalas, Manifesto-me em ti - Reconstruo-te em mim". Em 2004, a artista foi representado pela Agora Gallery - New York. A artista participou de outras exposições de arte ao longo de sua carreira.

            www.tahis.com.br


ENTREVISTA COM TAHIS DZ


- A tua paixão pelas artes visuais é latente: dança, cinema, teatro, fotografia. Será que as artes plásticas é satisfatória para expressar tudo que você quer mostrar?

Acredito que nunca será! Existe uma busca interna que está constantemente me tirando da zona de conforto e ativando outras formas de expressão e autoconhecimento. As artes plásticas é o que me acolhe neste caminho incessante.


- Teu olhar feminino vai além da tradicional delicadeza e beleza, tem o lado da intimidade, o bom humor e o inusitado neste mundo ainda a explorar. Na opinião da artista, suas mulheres modernas e independentes já encontraram seu lugar ao sol ou ainda estão em fase de adaptação?


Ainda estamos batalhando para isso. Ainda há muitas barreiras para a mulher hoje em dia. Tanto homens quanto mulheres estão revendo e tentando compreender o papel de cada um na sociedade. Enquanto isso, alguns perdem, outros ganham e alguns ficam perdidos. Se deixarmos de ser apenas gêneros e nos tornarmos pessoas acima de tudo, começaremos a perceber alguma mudança. 


- Para o observador teus quadros sempre vão puxar por uma pergunta, devido as cenas em transição. Você tem respostas para todas as ações em suas obras?


Não! Se um dia eu tiver a resposta, vou virar filósofa! Por enquanto eu crio. O observador interpreta da forma que lhe convier. A resposta está em quem observa. Dentro de quem observa.

- As personagens dos seus quadros parecem fragmentos de uma história. Ao criar uma obra você imagina uma cena ou uma narrativa?

Depende da obra. Nas obras figurativas, por exemplo, meu foco é sempre na figura humana. O cenário em volta vem depois. Penso inicialmente no personagem no espaço e depois coloco o cenário com o qual ele interage, a cor, os detalhes.

- A exposição "XX" desvenda um pouco do complexo e misterioso universo feminino, ou veio acrescentar mais complexidade e mistério a ele?

Eu, como artista não tenho a intenção de desvendar ou acrescentar mais mistério ao universo feminino. As imagens que crio, são a respeito do cotidiano e da intimidade, que toca cada espectador de forma diferente. O mistério vem daquilo que não se conhece, se o que o espectador vê, o intriga, o deixa curioso, ou se há uma identificação, a obra cumpre o seu papel.


- Quando foi que você descobriu a POP ART e resolveu que esse seria o seu estilo?


A Pop Art foi um movimento artístico que se iniciou na da década de 50. Eu não descobri a Pop Art. Tive influência de artistas da época deste movimento, e foi naturalmente, estudando e me envolvendo com arte. Eu nunca resolvi que este seria o meu estilo. Jamais me defini como artista POP, mesmo porque o movimento já passou. Em algumas obras se vê algo popular, onde as obras agradam ao olhar simplificado e comercial.  Se as minha obras se parecem com algo do movimento POP, é fato que fui influenciada por artistas daquela época. Mas definir o artista por um “estilo” é reduzir suas possibilidades. Veja que hoje, nós, contemporâneos, fazemos um pouco de tudo. Seja a pintura, fotografia, performance, escultura, site especific, instalação. Isso é ser contemporâneo. É não se conter em apenas uma mídia, é ir além do que já foi.


- Que tipo de reação você gosta de causar nos seus espectadores?


Como disse, o que eu faço vai tocar cada espectador de forma diferente. Não sou responsável por aquilo que o espectador tem dentro de si e de como enxerga a obra. A obra é parte de mim. O que faço é expor o que eu tenho dentro. Reações diversas podem ser causadas, mas isso depende de quem vê.


- Tuas obras são desinibidas, retratam companheirismo e cores alegres. A artista é o reflexo de suas obras?


Acredito que sim.


- O artista está sempre inovando em suas criações, o que Tahis DZ está preparando para o futuro?


Estou preparando uma série composta de arte aplicada com fotografias, relacionadas à pele, carne e à terra. Um projeto a ser realizado aos poucos e o início de uma nova fase.



Nenhum comentário:

Postar um comentário