Como Você se Sente? - Maike Moreira



OBRAS

 













O ARTISTA




         Maike Moreira , casado, graduando em Artes Visuais pela UNIP, Pós Graduando em Neuropsicopedagogia pelo Instituto Cândido Mendes – RJ fez diversos cursos de Desenho e Pintura no SESC/MT, Proprietário do Ateliê MÁKEPEM – Rondonópolis – MT, Professor de Artes Visuais no Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano), Tutor de Cursos de Gestão a Distância pela UNIP, participou das exposições: Bienal Naif’s do Brasill 2006 - SESC Piracicaba – SP - Artista selecionado; Exposição de Artes Plásticas ARTE E CORES 09-07-2014 a 08-08-2014 – Museu Rosa Bororo - Rondonópolis – MT; 1ª Mostra dos Alunos do Curso Desenho e Pintura 02-12-2014 – SESC Cultura - Rondonópolis – MT; Participação na Exposição de Homenagem a Mulher no Museu Rosa Bororo 14/03/2015 a 10/04/2015 Rondonópolis/MT; Mostra de Artes no espaço da Transportadora Roma 26/06/2015 – Rondonópolis/MT; Mostra de Artes Colégio Major Otávio Pitaluga 12/08/2015 – Rondonópolis/MT; Exposição RELIGARE - 01/11/2015 – Rondonópolis/MT – Local: A Casa do Rio; 2ª Mostra dos Alunos do Curso Desenho e Pintura 03-12-2015 – SESC Cultura - Rondonópolis – MT; Mostra de Artes IFMT 09/12/2015 - Rondonópolis – MT; Mostra de Artes no Sarau das Rosas 12/03/2016 - Rondonópolis – MT.

Contato: 






ENTREVISTA PARA EXPOSIÇÃO COMO VOCÊ SE SENTE? – MAIKE MOREIRA


Você propõe uma questão ao público, e o artista, como responderia a essa questão? Maike, como você se sente?
Me sinto realizado... estou vivendo uma transição muito boa em minha vida... onde estou realizado na área profissional, amorosa, espiritual... claro que ainda tenho muito a fazer... mas me sinto assim hoje.

Nos dias de hoje, a tecnologia nos possibilita um imediatismo absurdo, fatos e boatos se misturam e perdemos um pouco o contato com a realidade. Falta tempo para meditarmos melhor o que sentimos?
Falta muito tempo... inclusive estava analisando essa relação de tempo em minha vida... lembro que quando criança o tempo passava tão devagar... hoje em dia levanto na segunda e quando percebo já estou na sexta a tarde... e assim se vão os meses e os anos... uma coisa de louco... o tempo cada vez mais escasso... uma coisa muito importante em nossa vida é a meditação... que nos ajuda a reequilibramos e a entrarmos em sintonia com nosso lado espiritual.

Suas obras possuem uma expressão forte, bem marcadas, na vida precisamos desta intensidade de emoção?
Na minha opinião... com certeza... acredito que toda criança deveria praticar teatro... pois necessitamos dessa expressão... de nos libertarmos dessa prisão que nós mesmos formamos dentro de nós (claro que não todos), que é o medo de achar o que os outros pensam de nós... devemos sim, ser intensos em tudo que vamos fazer... principalmente quando se trata de emoção.

Você costuma perguntar aos seus alunos como eles se sentem?
Confesso que não... minha vivência na docência nesse ano foi tão curta que na verdade não deu tempo de realizar tudo que desejava... mas em 2017 irei fazer isso constantemente... (risos) eu preciso disso... dessa busca inesgotável de saber como as pessoas em minha volta se sentem... afinal será através disso que irei buscar conhecimento científico para identificar problemas escolares e resolve-los através da arte.

Para esse tema, como foi o processo de criação. Foi preciso uma pesquisa ou deixou a inspiração tomar conta?
Na verdade, esse tema é intrínseco... eu mesmo era muito retraído... hoje em dia nem tanto... mas ainda sou...  Gostaria de ser intenso como minhas pinturas... talvez as realizo como uma forma de poder libertar dentro de mim essa intensidade... ainda tenho muito a aprender nesse campo das emoções... ainda sou uma pessoa muito fria, mas encontro em minhas pinturas as emoções que talvez faltem em mim.

São várias expressões: O grito da alma, O gozo, Tristonho... é muito difícil colocar a expressão desejada na pintura?
Na verdade, para mim é fácil... adoro pintar os rostos expressivos... claro que sempre busco um referencial para realização das minhas pinturas... mas gosto muito de fazer isso... rostos... rostos e rostos... o ser humano é um tema muito interessante para mim... somos complexos demais... isso nos torna fonte insaciável de inspiração para arte... acho isso lindo... e ao mesmo tempo ridículo... (risos).

Como professor de artes visuais para o ensino médio, qual é o interesse dos alunos hoje pela arte?
Olha... sendo muito sincero... pelo menos na turma que lecionei... o interesse nas artes foi pouquíssimo... quase nulo... mas esse é o nosso papel como professor... instigar o aluno a buscar o questionamento cognitivo sobre as formas e expressões da arte para que consigam adquirir criatividade para resolução de problemas no dia-a-dia.

Você incluíu duas releituras em sua exposição, um auto retrato de Van Gogh e Moça com brinco de pérola de Johannes Vermeer, as expressões sempre foram valorizadas na pintura, como podemos ver em Mona Lisa de Da Vinci e O Grito de Munch. Tem mais alguma obra que poderia incluir nesse rol? Qual seu maior ídolo nas artes?
Sim temos diversas obras que poderíamos incluir nesse rol, como as obras de Mathias Grunewald, Dürer, Caravaggio, Rembrandt dentre vários... eu sou suspeito, adoro praticamente tudo nas artes visuais (risos). Na verdade tenho muitos artistas que me fascinam ... sou apaixonado pela história de vida e obras de Van Gogh e Caravaggio mas o estilo que me inspira é de Rembrant... o estilo que ele pinta quase no final de sua vida... é esplêndido...

Mais uma vez brincando com o título da exposição: como você espera que o público da internet se sinta ao visitar sua exposição?
Eu espero que gostem das obras e se identifiquem com elas... afinal resumi algumas emoções que sentimos em determinado momento de nossas vidas... e todos um dia passaremos pelas expressões aqui pintadas.

O que o artista está fazendo hoje, quais são seus projetos no futuro?
Meu primeiro plano é manter-me vivo... (risos)... brincadeira, meu projeto para área profissional é dedicar como docente de artes visuais em escola pública e ingressar em um mestrado... depois vem doutorado... pós-doutorado e por aí vai...(risos) e claro viver intensamente com minha família e amigos.... Tudo em sua proporcionalidade na forma de importância que cada área tem...

Quero agradecer intensamente a vocês do site A Estrebaria (Deoclécio e Thaise), que vem sempre alavancando as artes em nosso meio das redes sociais, que me deram essa oportunidade de divulgar alguns dos meus trabalhos e meus pensamentos... espero que o público goste... abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário