EXPOSIÇÃO "CONTOS SOLTOS" - PEDRO VILLA

DE 22 DE JANEIRO À 22 DE FEVEREIRO DE 2015

«Contos soltos», são algumas das minhas fotos entre o período de 2012 e 2014.
Não existe uma ligação ou tema entre elas, são apenas retalhos ou momentos que resolvi registar
com a minha câmara. - Pedro Villa





















Biografia

Pedro Villa


O meu nome é Pedro Villa. Actualmente resido entre Sintra e Évora (Portugal). Sou fotografo
freelancer desde 2003. Graças à fotografia, tornei-me em alguém mais observador, metódico e
criativo. Hoje em dia, para além de diversos projectos pessoais no âmbito da fotografia, faço
igualmente a cobertura de eventos, books, sessões de fotografia individual (pré-maternidade) e em
grupo (familia, empresas).


Entrevista

Contos soltos explora bastante as técnicas de fotografia e a diversidade de temas. Em cada obra há uma história a contar?

Exato, essa foi realmente a ideia quando fiz a seleção das minhas últimas fotos. Selecionar fotos avulsas e com contextos e histórias distintas por detrás. Assim poderia dar a conhecer mais sobre o meu trabalho e a sua diversidade sem me cingir a um tema específico e único.

Suas obras remetem alegria, tranquilidade, algumas até uma certa melancolia. Que sentimentos do artista reflete suas obras?

Fotografia é emoção! Não me faz sentido conceber uma foto sem a existência de sentimento por trás. Fico contente que reflictam «alegria, tranquilidade (…) e melancolia». A experiência ensinou-me no entanto, que o seu significado para o fotógrafo é muitas vezes distinto do observador. Suponho que isso tenha uma razão simples. Para o fotografo há todo um cenário temporal e espacial que o observador desconhece, podendo apenas cingir-se à imagem que está a ver. Mas isso não importa, o importante é que cause alguma espécie de sentimento, seja ele qual for, seja ele, convergente com o autor ou nem tanto… Suponho que grande parte das minhas imagens sejam mais melancólicas que alegres. E pensei que muito disso se devesse ao lado minimalista (solitário) e tonalidades dessaturadas que muitas vezes emprego nas minhas imagens.


Quais os aspectos que fazem de uma fotografia uma obra de arte?

Frequente e simultaneamente difícil essa questão! De uma forma muito pessoal, diria que principalmente o que consegue transmitir. Essa será a principal essencia. Depois, a sua beleza estética. Se uma foto contiver esses elementos, encaixa-se perfeitamente no conceito “arte”, na minha modesta opinião. Agora, a emoção e a beleza, são sempre coisas muito subjectivas, logo, por conseguinte, a arte também o é…


A beleza é fundamental para uma boa fotografia?

Acho que acabei por responder um pouco acima. Como premissa principal talvez nem tanto, como segunda premissa, em definitivo, sim. Ou melhor, respondendo de outra forma, se considerarmos que a emoção transmitida, pode conter sentido estético, então a beleza também pode encaixar-se na premissa principal para obtenção duma boa fotografia. Em definitivo, sim, é fundamental.


Existe alguma curiosidade ou algo em especial a dizer sobre uma ou mais fotografias da exposição?

Lembro-me assim de repente duma tirada em Dublin, num jardim com um aspecto apaixonadamente outunal, em que um casal de ciclistas se está a beijar. Não apenas pelo cenário, magnífico, mas porque a foto não foi encenada e consegui ter o sangue frio para conseguir captar o momento… e no final fui apanhado. Eles riram para mim e eu fiquei encabulado, mas com muita vontade de lhes mostrar a foto… 


Qual seria o maior pecado do fotografo amador, nessa época de smartphones, selfies, drones, onde todos tem acesso a publicar suas fotografias?

O maior pecado é o facilitismo, talvez. Acaba-se muitas vezes por fotografar sem pensar a imagem. O rápido, é muitas vezes inimigo do bom!  Nem todas as fotografias têm de ser pensadas, obviamente. Um desses exemplos é a foto que falei na questão anterior, pois fotografia, é muitas vezes “O” momento e muitas vezes estar atento é mais importante que pensar muito. Mas a aprendizagem passa muito por aprendermos a pensar as fotografias que fazemos. Passa por saber esperar e controlar muitas vezes a ansiedade em captar qualquer coisa, em detrimento do melhor possível. Isso nem sempre é fácil! Confesso que algumas vezes ainda sou traído pela ansiedade e já fotografo há alguns anos…

O que o fotografo Pedro Villa quer mostrar ao espectador na exposição “Contos Soltos”?

Não uma história, mas basicamente «contos». Que encarem cada foto como um conto isolado e a exposição como um livro de contos.

CONTATO COM O ARTISTA:

Site: http://pedrovilla.wix.com/fotografia
E-mail: pedro.villa.foto@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário