BRASILIDADE - THAÍS GOMEZ

DE 02 DE DEZEMBRO DE 2015 À 02 DE JANEIRO DE 2016



OBRAS


A Vila - 50x60cm / Acrílico s/ tela



Brasilidade - 80x120cm / Acrílico s/ tela



Brazuca - 70x100cm / Acrílico s/ tela


Cafezinho - 50x60cm - Acrílico s/ tela


Casa do Samba - 80x120cm / Acrílico s/ tela


Cavalo Enfeitado - 60x80cm / Acrílico s/ tela


Cortina das Artes - 80x100cm - Óleo s/ tela


Gingado das Meninas - 70x100cm - Óleo s/ tela


Lajes da Favela - 50x50cm / Acrílico s/ tela


Lampiamor - 60x80cm  Acrílico s/ tela


Luar do Sertão - 80x80cm - Óleo s/ tela


Mulher do Campo - 60x80cm / Acrílico s/ tela 


Musicanto  - 90x90cm / acrílico s/ tela


No Ritmo do Tambor - 60x80cm / Acrílico s/ tela


Noite de Festejo - 80x120cm - Acrílico s/tela


Noite do Som - 80x110cm / Acrílico s/ tela


Pernambuco - 80x120cm /  Óleo s/ tela


Ritmo Baiano - 60x90cm / Óleo s/ tela


Samba de Carnaval - 80x120cm - Acrílico s/ tela



THAÍS GOMEZ



Nascida em Diadema, São Paulo, 19 de fevereiro de 1982. 
Iniciou sua carreira como artista plástica aos 18 anos e logo lhe surgiu o interesse em retratar as riquezas culturais do seu país. Sua inspiração vem de: cerâmicas, esculturas, dança, música e outras manifestações culturais das mais diversas regiões brasileiras. 
Por conta da singularidade de seu trabalho, sua arte já estampou coleções de grifes de moda, merchandising e home. 
Regularmente suas obras ilustram livros de renomadas editoras brasileiras, devido à forma pessoal que ela tem de retratar a nossa cultura popular. Seu trabalho tornou-se fonte de estudo de professores e alunos em escolas das mais diversas regiões do país.
Frequentemente é convidada para participar de exposições no Brasil e no exterior.
Em 2012 uma de suas obras "Olympic Union" (União Olímpica) foi selecionada para participar da “Olympic Fine Arts / Creative Cities Collection”, no Royal Museu de Londres / Barbican Centre Arts. Uma das maiores mostras de artes do planeta, composta por 500 artistas. Desde as Olimpíadas de Beijin – China, 2008, a mostra faz parte do calendário oficial de todos os jogos olímpicos, como uma forma de unir a arte ao esporte.
Além de artista plástica também tem uma carreira reconhecida como cantora, em 2013 lançou o CD "Nossa Senhora do Samba", com a participação de grandes músicos e compositores e nos remete ao Samba Canção com músicas românticas, Partidos Altos assim como também cita uma das maiores cantoras brasileiras, Clara Nunes, com duas regravações (Conto de Areia e Feira de Mangaio).


CONTATO: thais_gomez@yahoo.com.br


ENTREVISTA COM THAÍS GOMEZ






  • Você tem arte nas veias, e uma paixão autêntica pelo seu país, pela sua cultura, seu povo, a sua arte expressa que é bom e é fácil amar o Brasil. Nosso país precisa ser mais amado ou temos que amá-lo direito?

Acho que falta um pouco de patriotismo nos brasileiros, valorizar o que é nosso,  despertar o olhar para as nossas riquezas c ulturais, principalmente a nossa arte popular de maneira geral, o Brasil precisa ser mais amado e ser melhor cuidado!

  • Numa só exposição, você conseguiu reunir as principais características do nosso país, nela temos o samba, o carnaval, o futebol, a natureza exuberante, o folclore, entre outras. Será que faltou mais alguma coisa a acrescentar?

Sim,  com tamanha diversidade procuro sempre retratar aquilo que é mais representativo pra mim e o que melhor move a minha inspiração.

  • Viajar nos detalhes dos teus quadros é uma fascinante brincadeira, o galinho num vestido estampado, o tijolo sobre a tampa da caixa d'água, um quadro teu dentro de outro quadro. Isso revela carinho pela obra e pelo expectador. Pintar uma obra é como se preparar para apresentar um grande espetáculo?

Sem dúvida, um espetáculo mesmo e uma expectativa de como a minha arte será vista e interpretada, é muito bom quando o expectador  aprecia e reconhece os pequenos detalhes na obra, é o que estimula e faz tudo valer a pena!

  • Um artista não se forma, ele apenas brilha, com o tempo ele vai aprendendo sobre a história da arte e suas técnicas. Conhecer muito de arte, até que ponto isso pode comprometer a originalidade de uma criação?

No meu caso, falando da pintura, talvez o aprimoramento em técnicas tiraria a simplicidade do meu traço o que é uma característica neste estilo de arte normalmente produzida  por autodidatas (Naïf).

  • O que um país tem de mais bonito é a sua natureza e a sua cultura, o Brasil, nem é preciso dizer que é rico em ambos. Como a artista encara o descaso com o meio ambiente e o apelo da mídia pela comercialização da cultura popular?

Pois é, muita riqueza e pouco reconhecimento e preocupação, nosso verde e nossa arte parecem estar esquecidos em meio a esta sociedade tão populosa e capitalista. Espero ainda ver um mundo melhor, sigo daqui colorindo sonhos através das minhas pinturas! :)

  • Além de artista plástica, Thais Gomez é excelente cantora (confiram no Youtube) fico imaginando ela em seu ateliê: pintando, cantando, criando, tudo ao mesmo tempo. É bem assim?

Obrigada pelo elogio!
Sou “arteira” rs, sim, a música está presente no processo de criação e produção das minhas obras, uma grande fonte de inspiração na minha vida! Elas estão interligadas ;)


  • Você é convidada para dar palestras e mostrar sua arte nas escolas, principalmente para as crianças, isso deve ser muito didático para ambos. Minha pergunta é se essas crianças reconhecem em suas telas o mesmo Brasil onde elas vivem?

É muito gratificante ver o meu trabalho sendo utilizado como fonte de estudo e tenho enorme prazer em estar com os professores e alunos , ver a arte popular brasileira sendo valorizada.
Os colégios que costumo visitar normalmente são de São Paulo-Capital , através destas experiências percebo que algumas delas não reconhecem as temáticas, talvez pelo fato do nosso país ser tão grande e acesso à cultura um pouco limitado.

  • Brasilidade é um tema muito abrangente: a cultura, a natureza, os contrastes, de toda essa diversidade, para qual delas a artista quer dar mais destaque?

Sim, e resume bem toda essa diversidade que retrato no meu trabalho, a cultura, natureza, dança, a música e etc.

  • Como não poderia deixar de ser, tuas obras são bem coloridas, as telas vibram alegria, parecem em festa, dá até para "ouvir" a música tocando de cada uma delas. De onde vem essa energia?

Acho que tudo que fazemos com amor se faz refletir , minha maior alegria é poder levar boas vibrações através do meu trabalho.

  • Definir o estilo de uma obra as vezes é complicado para o artista, que na verdade faz o que gosta. Classificar como moderna, primitivista, arte ingênua, isso a incomoda?

De maneira alguma, me orgulha!

  • A proeza de um grande artista é definir seu traço, uma característica sua que é facilmente reconhecida em qualquer obra que ele faça. Esse teu estilo próprio foi desenvolvido ou nasceu espontaneamente?

Comecei a pintar aos 14 anos, não tinha pretensão alguma, na verdade era um “hobby” mesmo, aos poucos, depois dos 18 anos é que fui me descobrindo e criando uma identidade visual no meu trabalho.

  • Ter dois dons artísticos tão latentes é um privilégio para poucos, e você os administra com grande talento. Isso é o resultado do amor pelo que faz?

Acredito que a arte é um dom Divino e o amor e a perseverança são essenciais para se obter um resultado positivo!

P.S.: Gostaria de registrar que recentemente assumi a coordenação do MAP – Museu de Arte Popular de Diadema (cidade onde nasci e resido),  deixo o link da página no face. Um Museu todo dedicado a valorização da arte popular brasileira. Fica o convite para visitá-lo!


CD NOSSA SENHORA DO SAMBA


Este álbum foi lançado no inicio de 2014, nos remete ao samba raiz com músicas inéditas e também homenageia a saudosa cantora brasileira Clara Nunes, com 2 faixas, Conto de Areia e Feira de Mangaio.
Para adquirir entre em contato através do e-mail: thais_gomez@yahoo.com.br

De tempos em tempos • Thais Gomez



Nenhum comentário:

Postar um comentário